Home / Saúde

SAÚDE

Preocupado com a saúde de seus colaboradores, HEJA realiza teste rápido para diagnóstico de hepatite

Preocupado com a saúde de seus colaboradores, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandimo de Amorim (Heja) realizou na manha desta quarta-feira, 8, teste rápido para diagnóstico da hepatite B e hepatite C.

A ação interna é parte do Julho Amarelo, mês que busca conscientizar a população sobre essa patologia, que pode evoluir para casos de câncer ou cirrose. A hepatite é uma grave inflamação do fígado e acomete um número cada vez maior de brasileiros.

As hepatites virais, especialmente A, B e C, podem ser transmitidas pela água e alimentos contaminados, de uma pessoa para outra por via sexual, por meio de fluidos corporais e verticalmente, ou seja, da mãe para o filho, por isso a contaminação é bastante comum e a disseminação muito fácil e rápida.

O grande desafio no que se refere às hepatites virais é a dificuldade de diagnóstico, uma vez que a doença pode não apresentar sintomas. Entretanto, alguns sinais mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Muitas pessoas não sabem que estão infectadas, por isso recomenda-se a realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

Os colaboradores da unidade aprovaram a ação. “Eu realizei os testes e considerei a atividade interessante. O hospital mostra que se preocupa com a saúde de seus colaboradores. É importante também para prevenção dessas doenças e orientações de como se prevenir”, relata a técnica de enfermagem Roberta Reis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias