Home / Saúde

SAÚDE

HMI promove ações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno

Referência em Goiás, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) abriga o Banco de Leite Humano (BLH), que promove a saúde da mulher e da criança com o incentivo ao aleitamento materno.

No dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A celebração se estende com a Semana Mundial do Aleitamento Materno e por todo o mês - Agosto Dourado -, no intuito de incentivar a amamentação no Brasil e no mundo. Este ano, o lema da campanha “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente.

O leite materno é o primeiro alimento da vida. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. Por isso, o BLH do Materno-Infantil disponibiliza leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Além disso, promove informação sobre os benefícios do leite materno e reforça o quanto esse ato de amor é essencial no desenvolvimento da criança.

Devido à pandemia do coronavírus e no sentido de evitar aglomerações, o HMI fará uma pequena comemoração com as gestantes e puérperas internadas na unidade, no dia 5 de agosto. Haverá apresentação de vídeo com o lema da campanha, exibição de vídeo do Ministério da Saúde sobre amamentação, tira-dúvidas com profissional da saúde, distribuição de máscaras e enxoval. “Nosso foco é divulgar ao máximo a importância do aleitamento materno e ajudar as mães que enfrentam dificuldades", explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMI, Renata Leles.

Sobre o BLH

O BLH do HMI, estimula o aleitamento materno desde quando foi fundado, há 31 anos. A unidade é abastecida com doações de mães com excedente de leite, que realizam a doação no próprio local ou armazenam o produto em casa. Para coletar o material, o BLH conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que disponibiliza veículo e profissionais de apoio.

As profissionais vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após a coleta, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias de consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses.

O BLH é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite, o que contribui com a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias