Home / Saúde

SAÚDE

Alimentos que auxiliam no controle da Diabetes

A Diabetes Mellitus é uma doença crônica e que não tem cura. Seu controle está relacionada a uma alimentação saudável, exercícios físicos e o uso de medicamentos. As pessoas portadoras da doença possuem uma deficiência no pâncreas onde o mesmo não produz insulina, como é o caso dos Diabéticos Tipo 1, ou não secreta insulina suficiente para controlar os níveis de açúcar no sangue no caso dos Diabéticos Tipo 2.

Por esse modo essa condição faz com que os portadores da doença tenha uma dieta bastante restrita e rigorosa. Praticamente todos os alimentos possuem carboidratos, uns em níveis mais baixos, outros mais altos, que na corrente sanguínea se transforma em açúcar, elevando os índices de glicemia. Até mesmo os produtos light e diet consumidos de forma exagerada ocasiona esse aumento. Uma alta taxa de açúcar no sangue por muito tempo pode ocasionar: dificuldade na cicatrização, sede e fome excessiva, perda de peso, fadiga e falta de ânimo, e no pior dos casos cegueira e amputações.

Mas existem alimentos que podem ser consumidos e auxiliam no controle da diabetes. Estes possuem absorção lenta e baixo índice glicêmico. Consumidos moderadamente e com o acompanhamento de um nutricionista, podem trazer grandes benefícios à saúde.

Selecionamos uma lista com alguns alimentos que possuem baixo índice glicêmico e podem ser incluídos na dieta dos diabético e consumidos moderadamente, confira:

  • Leite, iogurtes¹ e queijos;
  • Cereais integrais como farinha de trigo integral, aveia,farelo de aveia;
  • Leguminosas: feijão, soja, ervilha, grão de bico;
  • Pão integral, macarrão integral, milho;
  • Frutas² e verduras em geral³.

¹ Dê preferências sempre para iogurtes light e diet;
² As frutas selecionadas devem ser sempre as que são menos doces
³ Verduras deve evitar as que dão embaixo da terra como: cenoura, beterraba, mandioca e outras como batata inglesa, inhame, cará dentre outras.

Selecionamos um cardápio retirado do site Tua Saúde onde mostra uma sugestão de alimentos que podem ser consumidos em cada refeição, vale ressaltar que cada pessoa possui suas particularidades e uma necessidade diária diferente, então vale falar com um nutricionista para avaliar sua alimentação.

tuasaude.com

Um mito que muitas pessoas imaginam é que a batata doce possui um baixo índice glicêmico, pois ela auxilia no emagrecimento e também aumenta o nível de saciedade. Mas na verdade ela possui índice glicêmico de 63, que é um valor médio na tabela de índice de carboidratos, então na hora de consumir esse alimento tenha cautela e moderação para não levar um susto depois com a taxa de glicemia.

Um aviso importante é que jamais deve-se parar de tomar os medicamentos como, insulina, metformina ou outros que controlam a glicemia para seguir apenas a dieta mostrada aqui. Como citado no começo, esses alimentos auxiliam no controle, mas eles não fazem o trabalho sozinho. O controle da glicemia se dá com a combinação dos medicamentos mais uma dieta equilibrada. Além disso, todos devem ser consumidos com moderação e sem exageros para se ter o resultado esperado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias