Saúde

Troca de plantão é marcada por surpresa às colaboradoras do Hugo

Projeto tem ideia de fortalecer emocionalmente os colaboradores e neste mês trata diretamente com as mulheres que trabalham no hospital, em alusão aos cuidados para prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero

diario da manha

As mulheres que trabalham em todas as áreas do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) tiveram uma surpresa, na troca de plantão desta terça-feira, 20. É que um projeto desempenhado na unidade desde o início do ano proporciona fortalecimento emocional aos funcionários. Mas esse mês é dedicado a elas, em alusão à prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero.

Com um violão, a assistente social Cristiane do Carmo Name Vasconcelos começou a tocar logo que as colaboradoras trocavam de plantão, nos departamentos. Quem chegava para assumir o dia, ou quem saia para descansar, podia participar do momento. A ação faz parte do projeto Fortalecer. Desde a fala, a música, oração, um desenho ou colorir, qualquer forma de expressar o que está sentindo é admitida.

“É um momento em que, nesse projeto, nós podemos expressar o que sentimos. Também tememos pela própria vida, passamos por uma pandemia e sentimos pelas perdas de pacientes, colegas; vemos o medo que os familiares têm em não poder estar próximo dos seus parentes, pelo impedimento das visitas”, conta a coordenadora multiprofissional do Hugo, Letícia Vieira.

A psicóloga Mônica Francisca Benevides Lelis é uma das idealizadoras do Fortalecer. Durante o mês de outubro, em conjunto com departamentos como Recursos Humanos, são massificadas ações com a temática mulher. Desde o respeito, empoderamento e a dignificação delas no ambiente de trabalho, até oportunidades de reforçar o autoexame de mama, a mamografia e a prevenção ginecológica.

Comentários