Home / Saúde

SAÚDE

Não há UTIs disponíveis em hospitais de Goiás, afirma associação

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), alertou através de comunicado que as unidades de saúde associadas estão com UTIs para tratamento da Covid-19 lotadas. Na rede pública, a ocupação já chega a 92% neste sábado (20). De acordo com o órgão, o sistema chegou ao limite na última sexta-feira (19) e ainda na manhã de hoje continua na mesma situação.

No comunicado, a associação informa que não há vagas. "Antes, assim como na primeira onda, ainda conseguíamos transferir pacientes entre os hospitais associados, garantindo as internações necessárias. Mas, agora, o momento é crítico e não há vagas", informa o texto.

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou explicou que a situação atual é um reflexo das festas de fim de ano.

Ainda de acordo com a Ahpaceg, a sobrecarga no sistema de saúde neste momento ocorre também porque, além do aumento na demanda por leitos para paciente com Covid-19, as pessoas com outras enfermidades que precisam de assistência estão procurando os hospitais, o que não aconteceu na primeira onda de infecções, quando muitos deixaram de ir às unidades de saúde com medo da contaminação.

O texto ainda informa que o aumento da oferta de vagas neste atual cenário é inviável. De acordo com a Associação, os custos aumentaram e os hospitais associados estão sem dinheiro.

A rede pública de Goiás estava com 92% dos 371 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados na manhã deste sábado (20), segundo informações da SES-GO. Dos 417 leitos de enfermaria para o mesmo perfil de internados, 63% estavam ocupados no mesmo período.

Segundo a SES-GO, dos 29 hospitais que atendem pacientes infectados pelo coronavírus em Goiás pela a rede pública de saúde, 13 estão com as UTIs destinadas a estes pacientes, lotadas.

Pessoas que são do grupo de risco estão sendo vacinadas. De acordo com a SES-GO, foram aplicadas 187.456 primeiras doses das vacinas contra Covid-19 em todo estado. Deste total, 14.535 pessoas receberam já o reforço da vacina (segunda dose).

Leia a carta na íntegra

Desde o início da pandemia de Covid-19, os associados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) vêm atuando, sem medir esforços, para garantir o atendimento à população, tanto na assistência nos hospitais e demais instituições associadas quanto no apoio ao setor público com a doação e a oferta de equipamentos.

Toda sociedade pôde acompanhar o trabalho da Ahpaceg nesta assistência aos goianos, inclusive por meio da divulgação diária, ao longo de sete meses, de nossa taxa de ocupação de leitos. Divulgação que continua sendo feita com o envio de informações às Secretarias de Saúde.

Nas últimas semanas, com a intensificação da chamada segunda onda da pandemia, temos enfrentado um cenário assustador e queremos compartilhar com a população e com os gestores públicos as dificuldades que nos rondam, pois entendemos e sempre defendemos que o combate à pandemia depende de esforços de todos.

Informamos que nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, não há disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais associados da Ahpaceg. Esses leitos encontram-se ocupados ou bloqueados para pacientes graves já em atendimento nos hospitais, por isso, não podem ser abertos para novas internações.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Onlinewww.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias