Saúde

Caiado pede que rede particular de saúde reserve espaço para atender pacientes com Covid-19

Em coletiva no último sábado, Ronaldo Caiado comentou a grande necessidade de transformar se for preciso, salas de cirurgias em leitos de UTIs, principalmente para pacientes em estado mais grave

diario da manha

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM), pediu que todas as unidades de saúde particulares abram o máximo de espaço possível para atender pacientes com Covid-19, principalmente aqueles que se encontram em estado mais grave da doença. Após receber mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19, Ronaldo Caiado sugeriu que ” se necessário” salas de cirurgias sejam transformadas em leitos de UTI.

O pedido foi feito em um momento onde as autoridades públicas comentam a pressão sofrida por transferências de pacientes da rede particular e com planos de saúde para a rede pública, que está saturada tanto na estadual como nas municipais.

” Lógico que o que nós esperamos que os hospitais particulares façam também é abrir espaço. É transformar enfermarias e seus apartamentos em leitos críticos, é poder transformar, até se necessário, salas de cirurgias em leitos de UTI. Então, neste momento exigimos um esforço de todos”, comentou o governador.

Caiado também esteve reunido com prefeitos pedindo para que estes transformem unidades de pronto-atendimento (UPAs) em UPA Covid-19. ” Nós, ao mesmo tempo, estamos expandindo ao máximo possível. Temos de dar atenção ao cidadão, ele não pode ter o problema sem que ele tenha um leito e seja atendido”, destaca Caiado.

Boletim integrado da rede estadual e municipal de Goiânia, com o total de leitos e pacientes internados mostra que na manhã do último sábado (20), haviam 714 pessoas em estado grave em UTIs públicas de ambas as redes. Este é o número mais alto de internações desde o inicio da pandemia.

Ao mesmo tempo, o total de leitos de UTI ofertados pelas duas redes é recorde, são 541 pela rede estadual e 290 pela a rede municipal. Destes, 94 estão bloqueados, sendo que 53 são do Hcamp de Uruaçu, recém-inaugurado, e já conta com 15 leitos em funcionamento e os demais estão em processo de abertura, que de acordo com o governador ocorre de forma gradativa.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
 

Comentários