Home / Saúde

SAÚDE

Uso de cilindro industrial para armazenar oxigênio é autorizado pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa) autorizou o uso de cilindros industriais para armazenar oxigênio usado em hospitais, além de uma série de medidas para evitar o desabastecimento do então chamado kit entubação, usado no tratamento para Covid-19 em pacientes com estado grave.

As medidas foram anunciadas na última sexta-feira (19), depois que entidades médicas alertaram para o risco da falta de medicamentos para entubação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de todo Brasil.

Na madrugada deste sábado (20), pacientes internados em um hospital publico de São Paulo, precisaram ser transferidos por conta de problemas no fornecimento de oxigênio.

Veja as medidas anunciadas pela Anvisa:

  • Armazenamento de oxigênio medicinal em cilindros industriais;
  • Simplificação de registro dos medicamentos, através de notificação;
  • Agilização para distribuição de medicamentos injetáveis;
  • Importação temporária de medicamentos não regularizados.

Com as decisões do órgão, além dos cilindros verdes usados em hospitais, passa a ser autorizado também cilindros da cor cinza de uso industrial para abastecimento do gás medicinal. Contudo, as empresas devem usar válvulas especiais, e limpar os equipamentos para a contaminação cruzada.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, em entrevista ao G1, disse que a medida ameniza mas não resolve o problema. Ele explicou que o uso de cilindros, apenas, não é suficiente para atender pacientes internados com Covid-19.

"Para paciente de Covid-19 não basta cilindro. A gente precisa de um tanque de usina, porque eles consomem, às vezes, 15 litros por minuto. Um cilindro grande daqueles industriais ele vai usar 5, 6, 7 em um dia", disse o também secretário da Saúde do Maranhão.

Mauro Junqueira, secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), avaliou que as medidas tomadas pela Anvisa são "todas muito importantes"

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias