Home / Saúde

SAÚDE

Março é considerado o pior mês da pandemia em Goiás

Desde o início da pandemia, março de 2021 foi considerado o pior mês da covid-19. Além disso, foram registradas 98 mortes e mais de 2,8 mil casos diários da doença. De acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (31), março registrou 3.041 contaminações e 88.503 óbitos.

Analogamente, dados mostram que as mortes são o dobro do registrado em setembro de 2020. Sendo assim, foi o segundo pior mês, com 1.460 óbitos. Enquanto no mesmo período, 73.859 goianos contraíram a doença.

Março, coronavírus e pandemia em Goiás

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Por outro lado, a transmissão comunitária da variante P1 se mostrou ainda mais presente em 17 cidades goianas. Eventualmente tem ligação com o colapso na rede hospitalar goiana, uma vez possui maior contabilidade comparado à versão "original". De acordo com o governador Ronaldo Caiado (DEM), a escassez de equipes de saúde para trabalhar em hospitais tem sido o maior problema nesta pandemia.

"Essa é uma realidade que as pessoas têm que entender. Não é só a abertura do leito. Nós estamos abrindo leito, mas as equipes especializadas na pandemia estão há um ano enfrentando um ambiente de altíssimo risco. Entretanto, eles veem os pacientes internados e intubados, 80% deles evoluindo a óbito. Contudo, as pessoas têm que ter responsabilidade com a pandemia", ponderou o governador ao G1 Goiás.

Contudo, um levantamento feito pela SES mostrou que até o momento, 487.180 receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19 em todo o estado. Enquanto 121.932 pessoas receberam a 2ª dose do imunizante. Além disso, Goiás recebeu e distribuiu 966.980 doses, sendo 809.280 da CoronaVac e 157.700 da AstraZeneca.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias