Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia realiza palestra sobre alimentação e doenças hematológicas

O início desta semana foi de muita informação para o público interno da Policlínica de Goianésia. Em alusão ao Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue, a nutricionista Renata de Carvalho realizou uma palestra sobre doenças hematológicas e alimentação.

De acordo com a palestrante, a ação foi para informar e esclarecer a sociedade sobre alimentação e doenças hematológicas, a fim de possibilitar tratamento de forma precoce. “As doenças hematológicas são aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue, como as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, geradas na medula óssea. Essas complicações variam entre anemias, linfomas, leucemias e mielomas, podendo ser benignas ou malignas. Entre os sintomas mais comuns das doenças hematológicas estão o aparecimento de cansaço e palidez cutânea (por causa da anemia) e o desenvolvimento de manchas roxas pelo corpo, conhecidas como petéquias e equimoses em razão da queda na contagem de plaquetas”, explicou Renata.

A nutricionista abordou sobre a anemia e a leucemia e os alimentos que auxiliam no tratamento. “Após o diagnóstico da doença hematológica a alimentação é um dos pilares importantes e deve ser acompanhada durante todo o tratamento. Uma alimentação equilibrada fornece calorias e nutrientes adequados para manutenção do estado nutricional, contribuindo para o tratamento do paciente”, afirmou.

Renata ressaltou a importância de procurar um médico e um nutricionista para diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao sangue. Além disso, orientou sobre a importância da doação de sangue e informou que na próxima quinta-feira, 24, será realizada a Campanha de Doação de Sangue na unidade com a presença do HEMOGO”, explica Renata.

A psicóloga da Policlínica, Gleice Antônia Ferreira, salientou sobre a importância do consumo de alimentos ricos em ferro e o quão importante é uma alimentação equilibrada em nutrientes para a saúde. “Foi ótimo a palestra, esclarecedora e importante para a população”, revelou.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias