Home / Saúde

SAÚDE

HMAP realiza eleição para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia realiza nesta sexta-feira, 30, mais uma eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2021/2022. O processo eleitoral é regido pela Comissão Eleitoral, em parceria com o setor de Segurança do Trabalho.

A urna está localizada no auditório da unidade, das 9h às 13h e das 18h às 21h, e para votar é necessário apenas ter vínculo celetista com a Unidade, assinar a lista de presença e marcar o candidato desejado entre os 25 inscritos que disputam as vagas de cipeiro eleitos por voto direto. A CIPA nada mais é do que um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar de toda a prevenção de acidentes e de doenças no seu ambiente de trabalho.

A Comissão é regida pela Norma Regulamentadora Nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Deve ser mantida em regular funcionamento nas empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam mais de 20 trabalhadores.

Como atribuições da comissão podemos citar que temos as principais funções da CIPA que estão voltadas à promoção anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), além de uma realização de cursos, palestras e também treinamentos que são voltados especialmente para a segurança do trabalho. A elaboração anual dos Mapas de Riscos da empresa que deverá por lei ser afixada em vários lugares estratégicos do ambiente de trabalho.

Toda a instalação da CIPA gera uma série de benefícios, desde uma grande credibilidade na qualidade dos produtos e serviços, e ainda uma oportunidade para uma alavancagem nas imagens da empresa e dos seus próprios funcionários, além dos clientes e todos os fornecedores.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias