Home / Saúde

SAÚDE

Postura incorreta ao usar o celular pode causar doenças

O uso exagerado de smartphones, pode causar desconfortos e até mesmo doenças, a curto e longo prazo. Cerca de 60 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com dor ocasionada pela postura incorreta ao usar o aparelho, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em meio à pandemia da Covid-19, em que as telas passaram a ocupar mais espaço no dia a dia das pessoas, é preciso redobrar a atenção e os cuidados.

Dentre os problemas de saúde que o vício pelo aparelho pode causar, existe a Síndrome do Túnel Cubital. A síndrome do túnel cubital é uma doença que envolve a compressão ou o estiramento do nervo ulnar, o que pode causar dormência ou formigamento nos dedos anelar e mínimo, dor no antebraço e fraqueza na mão. A síndrome pode causar dor, perda da sensibilidade, formigamento e/ou fraqueza. "Pontadas" geralmente são sentidas nos dedos anelar e mínimo. Estes sintomas são sentidos quando o cotovelo está dobrado durante um longo período de tempo, como por exemplo, quando se segura um telefone ou durante o sono. Algumas pessoas sentem-se fracas ou sem destreza.

O tratamento é feito com sessões de fisioterapia, e com o uso de tala, principalmente na parte da noite, para evitar que os membros lesionados sejam pressionados. Em casos mais graves, é necessário o paciente ser submetido ao procedimento cirúrgico, para aliviar a pressão do nervo.

Prevenir é a melhor escolha

Como o celular tornou-se companheiro diário das pessoas, tanto nas horas de trabalho quanto nos momentos de lazer, a recomendação dos especialistas é manter os cuidados sempre que for utilizá-lo.

A orientação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) é que as pessoas dividam o tempo que utilizam o celular ao longo do dia para evitar o excesso. Outra orientação é não permanecer na mesma posição por muito tempo. Assim, evita-se possíveis dores no cotovelo.

Já a forma de prevenir quanto à LER e à compressão ou ao estiramento do nervo ulnar é ter atenção ao modo de segurar o aparelho. A SBOT recomenda usar sempre as duas mãos. E ficar atento aos sintomas, casos sejam recorrentes, é necessário buscar ajuda médica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias