Saúde

Segurança do Paciente é prioridade no Hugo

Unidade de saúde foi selecionada para participar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e vai receber consultoria do Hospital Moinhos de Vento

diario da manha

O Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) prioriza a segurança do paciente e busca sempre o aprimoramento contínuo dos serviços prestados pela unidade de saúde. O hospital, que é referência no atendimento de trauma em Goiás, foi selecionado para participar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), triênio 2021-2023, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento. A visita de apresentação e avaliação da unidade foi realizada nesta terça-feira, 21.

O projeto destaca a importância da aprendizagem como ambiente para promoção de práticas inovadoras e de disseminação da cultura organizacional, por meio de ferramentas sistematizadas e implantação de normas e políticas. O objetivo é desenvolver ações que melhorem os processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS – com enfoque na avaliação, auditoria e no monitoramento contínuo de processos, visando ainda a redução de custos, a partir do gerenciamento consciente dos recursos humanos e materiais.

De acordo com o gestor da qualidade e segurança do paciente do Hugo, Uriel Moura Resplandes, o foco da parceria é intensificar os processos de atendimento do hospital e torná-los mais seguros para os pacientes, tendo em vista as seis metas internacionais para a segurança do paciente, que são: identificação segura do paciente;  comunicação efetiva; cirurgia segura; uso, prescrição e administração de segura de medicamentos; higiene das mãos e prevenção de quedas e lesões por pressão.

“Nós seremos assessorados durante um ano pelo Hospital Moinhos de Vento, eles vão nos ajudar a estabelecer e melhorar as nossas práticas na segurança do paciente. Vamos torná-las mais efetivas partilhando com a experiência do hospital”, explica Uriel. 

Para a gerente assistencial do Hugo, Janine de Paula, O Projeto Paciente Seguro tem o intuito de melhorar a segurança do paciente “Ele atua diretamente nos protocolos que visam o fortalecimento dos núcleos de segurança do paciente. Com a equipe de apoio do Hospital Moinhos de Vento vamos desenvolver  mecanismos para reduzir tempo de espera de atendimento, ampliando o acesso à saúde da população, além de compartilhar experiências e contribuir para melhores desfechos clínicos”, afirma.

Janine ressalta que o Hugo está otimista em relação ao projeto. ” As equipes assistenciais da unidade através do aprender e ensinar vão desmistificar processos simples e trazer novas formas de garantir a melhoria contínua do cuidado, com metodologias de compartilhamento de experiências, capacitações de profissionais da saúde e estratégias de monitoramento sobre os riscos que o paciente corre no âmbito hospitalar”, finaliza.

Leia também:

Comentários