Estudo aponta estresse pós-traumático em pessoas que venceram o Covid-19
Redação DM
Publicado em 15 de setembro de 2021 às 16:17 | Atualizado há 4 anos
O estudo chinês publicado pelo Neurobiology of Stress apontou que pessoas que se recuperaram do Covid-19 podem desenvolver estresse pós-traumático, e sequelas emocionais.
Os cientistas investigaram como o cérebro das pessoas que venceram a doença reagiu emocionalmente, e chegaram a conclusão que a maioria teve estresse pós-traumático e anormalidade na conectividade cerebral.
A pesquisa foi feita com 50 voluntários que venceram o vírus, após seis meses de retorno para suas casas. Foram feitos exames de ressonância magnética cerebral, análise de bem-estar emocional e comparação com resultados de voluntários que não tiveram a doença.
Os estudiosos diagnosticaram alteração nas funções sensoriais e motoras na maioria dos casos. Os especialistas apontam que é comum desenvolver pós-traumático em razão de acontecimentos que trazem risco à vida, grande impacto emocional ou doenças graves.
Conforme informações do IG Último Segundo, os especialistas apontam que as sequelas podem causar um constante estado de alerta, alterações do sono, irritabilidade, falta de apetite e maior consumo de drogas e bebidas alcoólicas. É tais comportamentos podem gerar ansiedade, síndrome do pânico e depressão.
- Brasil eliminado do Mundial de vôlei e Bernardinho enfrenta luto pessoal
- Ator de ‘Grey’s Anatomy’ e ‘Jurassic Park III’ morre em acidente de carro
- Merenda escolar terá 45% de alimentos da agricultura familiar a partir de 2026
- Dólar cai ante o real após corte de juros nos EUA e Ibovespa fecha em alta
- Homem é preso por tentativa de homicídio contra ex-companheira