Home / Saúde

SAÚDE

Mamografia de graça em Itarumã

Por Hélmiton Prateado

O município de Itarumã, no extremo da Região Sudoeste do Estado recebe essa semana um importante alento para a realização de mamografias na população feminina adulta. A Carreta da Prevenção, vinculada à Policlínica Estadual de Quirinópolis fica até a tarde dessa sexta-feira na cidade atendendo as pacientes inscritas.

Letícia Teixeira de Oliveira, secretária de Saúde do município comemorou com as mulheres que foram agendadas para fazer mamografia e exame preventivo de câncer de colo uterino. “Temos uma população feminina adulta de mais de 1.700 mulheres aptas a fazer mamografia e também exames de Papanicolau. Receber essa unidade móvel agora será muito bom para reduzirmos a fila de espera”, comenta.

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo Uterino, nome de referência da Carreta da Prevenção, é um serviço do Governo do Estado vinculado às Policlínicas que percorre municípios levando esses exames gratuitos. Antes de Itarumã essa mesma carreta já havia estado em Doverlândia, Serranópolis e Mineiros, todos na Região Sudoeste, atendidos pela Políclinica Estadual de Quirinópolis.

A secretária Letícia lembra que normalmente as mulheres do município são mandadas para cidades como Rio Verde, Jataí e até Quirinópolis mesmo. “Esse serviço vindo a nossa cidadse é importante pois elimina entraves como deslocamento para outros municípios, custo de viagem, dificuldades das pacientes em faltar ao trabalho para viajar e fazer o exame. Além disso é aumenta a confiança das pacientes em ter a equipe a qual tem vínculo junto dela no exame. Muitas não vão porque tem medo de ir sozinhas para outros municípios pra fazer exame”.

Paulo Fernandes, coordenador-geral da Policlínica de Quirinópolis conta que o próximo município a receber a Carreta da Prevenção será Caiapônia. “Vamos levar até essa cidade o mesmo padrão de atendimento humanizado e de excelência para a população”, finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias