Home / Saúde

SAÚDE

Testes rápidos integram combate à sífilis

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebra neste mês o Outubro Verde (campanha alusiva ao enfrentamento da sífilis) com diversas ações, entre elas, de testagem rápida para diagnosticar, além da sífilis, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os testes são gratuitos e podem ser feitos por todos os munícipes, independente de sexo e idade. O horário do atendimento será das 8h às 17h.

Nesta semana, os moradores da região Noroeste terão acesso aos trabalhos da campanha. Hoje (26/10) será na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro São Carlos, na quarta-feira (27/10) na USF do Bairro Boa Vista, na quinta-feira (28/10) no Cais Cândida de Morais, e na sexta-feira (29/10) será no Cais Finsocial.

Na região Norte, a ação ocorrerá na quarta-feira, no salão da Paróquia Jesus Bom Pastor (ao lado da USF Jardim Guanabara I). Já na região Sudoeste, as unidades disponíveis a partir de amanhã serão as USFs do Residencial Itaipu, do Condomínio das Esmeraldas e do Parque Santa Rita.

A Sífilis, por exemplo, é a IST que mais se expandiu na última década, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). “É uma infecção curável e, em sua grande maioria, não identificada, pois seus sintomas podem ser discretos e imperceptíveis em alguns estágios da doença”, relata a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pessoni.

Em virtude de ser uma doença silenciosa, como explica a diretora Grécia, se torna tão importante realizar o teste rápido, que fica pronto em apenas 15 minutos. “É um procedimento simples, rápido, seguro e sigiloso”, pontua ela, ao acrescentar que é altamente indicado que gestantes realizem o teste para detecção e tratamento da sífilis, por ser uma infecção placentária.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias