Home / Saúde

SAÚDE

Dia do Doador de Sangue: 'É necessário se colocar no lugar de quem está precisando'

Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora de forma regular e devido a pandemia da Covid-19, o estoque de sangue nos principais hemocentros brasileiros sofreu reduções significativas.

Miriãn Camargo de Rezende sofreu um acidente doméstico teve hemorragia e precisou de três bolsas de sangue. “Eu tive convulsões e se não fosse o sangue que recebi eu tinha morrido.


Segundo Miriãn, a mãe dela, também foi internada e precisou fazer a transfusão, “É muito importante falar sobre o assunto porque as pessoas ainda não sabem que lá no banco falta sangue demais. Minha mãe não pôde tomar todas as bolsas de sangue porque tava em falta. A gente até colocou nos grupos de WhatsApp que ela precisava de doação, mas nem todo mundo tem a consciência de estar indo doar. É necessário conscientizar as pessoas que podem doar para que elas ajudem os que precisam”, afirma Miriãn.

Divina Pereira é doadora e ressalta a importância de ajudar quem está precisando, “Já teve pessoas na minha família que precisou usar bolsas de sangue e acho que as pessoas precisam se colocar no lugar de quem tá precisando e ir doar porque é muito importante salvar a vida do outro”, afirma Divina.

Na semana do Dia do Doador Voluntário, os Hemocentros de todo o país se mobilizam para aumentar os estoques das bolsas de sangue disponíveis.

“Sabemos que no mês de dezembro, durante as férias escolares, sempre há uma queda no número de doações e há uma tendência de aumento do consumo de hemocomponentes nas unidades de saúde, principalmente por acidentes que podem acontecer nesse período”,afirma a diretora da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo).

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar um documento oficial com foto. A doação de 450 ml de sangue ajuda a salvar até quatro vidas.]

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias