Home / Saúde

SAÚDE

Novembro Azul no Hospital Estadual de Itumbiara

Em alusão ao novembro azul, movimento mundial criado com objetivo de prevenção e diagnóstico precoces do câncer de próstata, o Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos promoveu nos dias 17 e de 18 de novembro a palestra 'Cuidar da saúde também é coisa de homem', ministrada pelo médico Matheus Zaibak no pátio da unidade de saúde.

O palestrante ressaltou que o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais prevalente no Brasil. “O exame do toque e PSA devem ser realizados conjuntamente e anualmente. É importante que ambos sejam feitos para que haja um diagnóstico mais preciso. Homens acima de 50 anos devem fazer o exame obrigatoriamente, e aqueles de grupo de risco, principalmente com histórico familiar, iniciar aos 45 anos”, explicou.

O médico reforçou a necessidade da conscientização, rastreio e tratamento precoce do câncer de próstata. “O cuidado com a saúde é um fator fundamental para a descoberta precoce de doenças graves. É de suma importância a realização de campanhas como essas, principalmente com a equipe da área da saúde. O ato de compartilhar e disseminar informações necessárias aos seus familiares, amigos e grupos de risco se faz peça fundamental para conscientização e diagnóstico precoce”, afirmou.

Matheus chamou a atenção do público para alguns sinais de alerta que devem ser levados em consideração. “Sintomas geniturinários como urgência miccional, incontinência urinária e sensação de bexiga cheia, devem ser avaliados. O tratamento após a descoberta de algum tumor, seja ele benigno ou maligno, varia de acordo com a forma com que o tumor se apresenta”, destacou.

Para a supervisora de qualidade do HCamp de Itumbiara, Rita de Cássia Alves, a realização da atividade em alusão à Campanha Novembro Azul foi para conscientizar o público interno da unidade sobre cuidados com a saúde masculina. “Ainda existe muito preconceito dos homens em buscar a prevenção e o tratamento. Por isso enfatizamos a participação das mulheres, que podem auxiliar multiplicando o conhecimento sobre prevenção para os homens das suas famílias”, revelou.

Campanha Novembro Azul

Novembro Azulé o mês dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção do câncer de próstata, esse mês compreende todas as doenças que atingem os homens.

Surgiu como uma campanha, a qual foi inspirada pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias