Home / Saúde

SAÚDE

Equipe de fonoaudiologia do Hugo proporciona 'comfort food para pacientes

Adaides da Silva Vilarins, 58 anos, não conteve o sorriso ao receber o almoço desta terça-feira, 7, com sua comida preferida: ovo frito com arroz. Durante a semana, a equipe de fonoaudiologia do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) preparou uma série de atividades para celebrar o Dia do Fonoaudiólogo, como a realização de dietas especiais para pacientes que por algum motivo não conseguem se alimentar de forma rotineira.
 
De acordo com a responsável técnica do serviço de fonoaudiologia do Hugo, Jeisane Souza. O intuito é oferecer de forma segura, com adequações de consistência e acompanhamento do profissional especialista em disfagia, uma alimentação que remete conforto, que desperta lembranças familiares através de aromas e sabores, o comfort food.

“É comprovado que o treino de deglutição estimula habilidades cognitivas, como sensação de saciedade e prazer. Mudar a rotina do tratamento e oferecer comidas simples, mas que proporcionam aos pacientes boas lembranças e os faz se sentir em casa, elevam a autoestima e autonomia do usuário, e isso auxilia na recuperação” , afirma.
 
Jeisane explica que os pacientes internados nas enfermarias, que foram avaliados e liberados para a ação, vão receber a dieta especial. “Na próxima quinta-feira, 9, comemoramos o Dia do Fonoaudiólogo, essa ação é para celebrarmos a data e mostrar um pouco do  nosso trabalho na unidade. Integramos a equipe multiprofissional, atuando para promoção, proteção e recuperação da saúde, minimizando complicações e reduzindo tempo de internação, a partir do gerenciamento alimentar,  após as avaliações e terapias necessárias”, conclui.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias