Saúde

HMI e HEMNSL realizam teste gratuito de Covid-19

A ação, que teve início no dia 17 de janeiro, está sendo feita todos os dias da semana, das 8h às 17h

diario da manha
Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) e Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) estão realizando testagem gratuita de Covid-19. A ação, que teve início no dia 17 de janeiro, está sendo feita todos os dias da semana, das 8h às 17h, e se estenderá até o dia 31 deste mês, nas tendas montadas ao lado das unidades de saúde.

Os testes foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), para toda a população, com ou sem sintomas.

Profissionais paramentados para aplicação dos testes de Covid-19
Foto: Divulgação

O teste de antígeno é feito com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. É um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa. Nos dois hospitais, os resultados ficam prontos em aproximadamente 15 minutos.

A pessoa que testar positivo, passa por avaliação médica na própria unidade de saúde, onde é orientada sobre o que fazer, como manter o isolamento social e encaminhamento para os serviços de saúde.

Testados

O comerciário Florisval da Silva mora no setor Faiçalville, porém resolveu fazer o teste no HEMNSL. “Tenho que retornar ao trabalho e precisava fazer o teste. Aqui, facilitou demais. É rápido e não tem custo”, disse o comerciário. O casal Jenifer Moura (estudante) e Alisson Correia (designer) moram próximos da maternidade e resolveram fazer a testagem, junto com a filha de quatro anos. “Muito boa essa oportunidade. Perto de casa, de graça e está tranquilo”, pontuou Alisson.

A dona de casa, Zoraide Barbosa – moradora do Parque Industrial João Braz, fez o teste no HMI. “Estava aqui por perto e aproveitei para fazer o teste junto com minha filha. Com o resultado positivo, já passei pelo atendimento médico e recebi as recomendações. Tudo muito prático e rápido”, afirmou a senhora que fez questão de chamar o esposo para fazer a testagem.
A recepcionista Gildete Paz, trabalha no HMI e fez o exame. “Fiz o teste e fiquei aliviada com o resultado negativo. Achei muito bem organizado, prático e rápido, o que facilita para a população no geral”, destacou Gildete.

Atendimentos

Nos quatro primeiros dias de atendimentos, o HEMNSL realizou 927 testes, sendo 623 não reagentes e 304 positivos. Já no HMI foram feitas 1.597 testagens. Destes, 1.168 negativos e 429 positivos. Todos foram notificados, conforme as normas sanitárias.

Os profissionais das duas unidades estão empenhados nesta ação que é de grande importância para que as autoridades de saúde tenham uma ideia de como está a circulação do vírus e para o controle da pandemia.

Enfermeiros do HEMNSL na ação de testes de Covid-19
Foto: Divulgação

As coordenadoras do Núcleo Hospitalar Epidemiológico (NHE), do HMI – enfermeira Wanda Lopes e do HEMNSL – enfermeira Thaynara Silva estão satisfeitas com o andamento dos trabalhos. “Estamos com um espaço amplo, sem aglomeração. Nossos colaboradores estão bem orientados e os atendimentos estão fluindo bem”, afirmou Wanda. “Sinalizamos o local de entrada e saída durante a testagem, além de acomodação na tenda de espera de resultados. Estamos felizes em contribuir para essa testagem que ajuda a diminuir essa circulação viral, uma vez que as pessoas seguem para o isolamento quando são positivadas”, destacou Thaynara.

Comentários