Home / Saúde

SAÚDE

Ismael Alexandrino e equipe recebem prêmio internacional

Por Hélmiton Prateado

O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, recebeu um reconhecimento internacional pelo sucesso das pesquisas que ele e sua equipe fizeram na política de enfrentamento à pandemia do Covid-19. O “Certificado de Excelência” foi expedido também aos auxiliares do secretário Luciana Vieira (subsecretária), Péricles Lopes Dourado (biomédico), Alessandra Rodrigues de Almeida Lima (odontóloga) e Airton Ferreira dos Santos Filho (médico), cujos estudos embasaram a tomada de decisões desde o início da pandemia.

O organismo internacional Emerald Publishing, sediado na Malásia, reúne publicações, estudos de casos, periódicos e conteúdo de acesso aberto de cunho científico. O portal frisa trabalhar com pesquisas que influenciem o pensamento, mudem as políticas e façam a diferença positivamente na vida além dos muros da academia e são alinhados com organismos internacionais como a ONU.

Ismael Alexandrino explicou que essa equipe foi montada logo no início da pandemia para municiar o staff da secretaria na tomada de decisões. “Montamos essa equipe no início e sempre que eu precisava de uma análise de determinado assunto eles reuniam as melhores evidências do momento no mundo todo, compilavam, e elaboravam em curto intervalo de tempo uma síntese para nortear nossa tomada de decisão”, frisou.

Os estudos foram publicados e esse organismo internacional disponibilizou para consulta mundial. Ismael reforça a posição de que para tomadas de decisões é imperativo usar bases científicas. “Tomada de decisão em gestão é muito mais complexo do qualquer questão sanitária. Mas, tínhamos a base da saúde, sanitária, com a melhor evidência nos guiando”, lembra.

A moção de excelência expedido pela Emerald Publishing enaltece o caráter científico da publicação do secretário e sua equipe e reforça “grande contribuição de sua pesquisa, seu impacto na comunidade e alinhamento com os objetivos do UNSDG”. Ao final o organismo cumprimenta toda a equipe liderada pelo secretário e felicita pelo prêmio.

Ismael comentou a premiação e disse ser grato à sua equipe de apoio (coordenada pela Dra. Luciana Vieira, PhD), à excelência científica, e profissional com que todos se empenharam. “Diante de cenários incertos precisamos nos apoiar em princípios e bases sólidas. O sucesso das políticas de enfrentamento da saúde de Goiás é fruto do esforço e da competência desse time vencedor”, finaliza.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias