Home / Saúde

SAÚDE

Música leva alegria a pacientes internados na UTI do Hospital de Itumbiara

A música tomou conta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Itumbiara - São Marcos (HEI) na tarde desta terça-feira, 25. Com um violão e algumas vozes,  voluntários, que são profissionais da unidade, deram uma pausa nas atividades e proporcionaram aos pacientes um momento de  descontração, conforto emocional e bem-estar.

A ação realiza uma associação de música e terapia para a quebra de rotina, tanto para o paciente quanto para o colaborador. O ambiente, quieto e monótono, ganha som e mais vida.  “Pesquisas mostram que a musicoterapia é capaz de alterar positivamente os sinais vitais de um paciente em tratamento intensivo. Os sentimentos de muitos pacientes afloram diante da música.  A música proporciona alegria e minimiza os efeitos negativos da hospitalização”, explica a coordenadora multiprofissional do HEI, Layla Nunes.

A coordenadora destaca que na UTI Covid-19 não é permitido a visita de familiares. “Nosso intuito foi levar a música como estímulo de acolhimento, amor, esperança no ambiente hospitalar, onde o convívio com a família acontece apenas por videochamada”, conclui.
 
Benefícios
 
Entre os benefícios terapêuticos da utilização da música em ambientes hospitalares estão a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e consequentemente redução da ansiedade, do estresse e da depressão; promoção do alívio de dores de cabeça; aumento da capacidade respiratória; melhora dos distúrbios de comportamento e auxílio em doenças mentais; influência no controle da pressão arterial e ajuda no suporte das dores crônicas.

Leia também:

Mais vídeos:

  • SAÚDE

    Corpo de Bombeiros e Defesa Civil emitem alerta para onda de forte calor

    É melhor preparar a garrafinha com água e usar protetor solar

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 15:03

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    Agrotóxico proibido no Brasil é apreendido em operação

    Operação conjunta da PRF, Receita Federal e IBAMA ocorreu na última terça-feira,19

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 13:24

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    HEL celebra aniversário de 73 anos de paciente

    Internada na UTI, Guiomar Rodrigues do Santos comemorou com as equipes de nutrição e psicologia

    Publicado segunda-feira, 18 de setembro de 2023 - 10:04

    / Atualizado segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias