Home / Saúde

SAÚDE

Policlínicas Estaduais conscientizam sobre Janeiro Branco

Para marcar o Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental, as Policlínicas Estaduais das Regiões Vale do São Patrício – Goianésia e Sudoeste – Quirinópolis realizaram palestras sobre o tema com o objetivo de sensibilizar pacientes es profissionais de saúde para a importância de se manter uma mente equilibrada.

Na Policlínica Estadual de Goianésia, a psicóloga Gleice Ferreira destacou que o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É considerado também o país com maior índice de ansiedade do mundo. A ansiedade é um termo geral, usado para caracterizar distúrbios que causam angústia, medo, apreensão, nervosismo e preocupação. Já a depressão é uma doença psiquiátrica em que a pessoa sente tristeza profunda, baixa autoestima e sentimento de culpa recorrente”,explicou.

A profissional ressalta que tanto a ansiedade quanto a depressão podem ser tratadas, a fim de recuperar a qualidade de vida e restabelecer a saúde do paciente. “A base do tratamento consiste em medicação e terapia. As medicações são prescritas por médicos psiquiátricos após avaliação e diagnóstico, e estes aumentam o bem-estar do paciente, assim como na terapia”, afirmou.

De acordo com Gleice, alguns cuidados são importantes para a saúde mental, e podem ser utilizados tanto para prevenção, quanto durante o tratamento, como: alimentar-se bem, praticar atividade física, priorizar o sono, ter momentos dedicados a pessoas queridas, reservar um tempo para esporte e lazer, estar em contato com a natureza, encontrar e realizar algo que lhe dê prazer, que traga alegria, desenvolver a sua fé, conhecer a si mesmo e ajudar o próximo. “São coisas simples que ajudam no cuidado da saúde mental, que proporcionam sensação de bem-estar”,destacou.

No final da palestra, a psicóloga enfatizou que hoje, dia 06 de Janeiro, se comemora o dia da Gratidão, e exercitar o ato de agradecer traz benefícios à saúde mental. “O segredo da saúde mental está em não lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, mas viver com gratidão o presente. Que devemos ser gratos por tudo que vivemos até aqui, pois a gratidão deixa a vida mais leve, te torna uma pessoa mais nobre e feliz”,concluiu.

Em Quirinópolis, a equipe multiprofissional da unidade destacou que a campanha Janeiro Branco tem a proposta de voltar os olhares do mundo para o que se passa na nossa cabeça. “O objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões relacionadas à saúde mental, emocional das pessoas e das instituições de saúde”, reforçou a psicóloga Ana Luiza Ferreira Moreira.

A Organização Mundial de Saúde define saúde mental como um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. Criada em 2014, a campanha vem para mudar paradigmas, superar tabus, desmontar preconceitos, gerar informações e colocar conhecimentos em circulação.

Ana Luiza ressaltou que a pandemia destacou a importância do processo de conscientização das doenças psicológicas. Os reflexos de todas as consequências do cenário da Covid-19 ainda não foram parametrizados pelos pesquisadores, mas os impactos esperados já são preocupantes”, finalizou a profissional.

Por que Janeiro?

No primeiro mês do ano, em termos culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar na vida, nos relacionamentos pessoais, sociais, em mudança, tendem a dar mais atenção às emoções e sentimentos. Janeiro representa o início de um novo ciclo, traz esperança de tempos melhores, como uma nova oportunidade de recomeçar, uma folha em branco.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias