Home / Saúde

SAÚDE

Etiqueta de Higiene: aprenda a prevenir a contaminação e disseminação de doenças

É muito provável que durante o período de pandemia você tenha aprendido a forma correta de espirrar ou tossir quando está próximo a outras pessoas, sobre a importância de lavar as mãos e muito mais. A etiqueta de higiene já existia, mas com a pandemia ficou muito conhecida, pois sua prática é de suma importância para prevenir inúmeras doenças, como a gripe, a tuberculose, a Covid-19, entre outras.

A instrutora do curso de Enfermagem do Senac Goiás, Bethânia Zago, separou as seis principais etiquetas de higiene e explicou como executar cada uma delas. Confira:

1 – Uso da máscara
“Por mais que ela não se torne um item obrigatório, é importante que se você tem alguma doença respiratória, você use para evitar a disseminação dessa doença”, explica.

2 – Higienização das mãos
“Lave suas mãos sempre que for possível. O álcool gel não substitui a lavagem das mãos. Além disso, a lavagem das mãos evita também doenças que podem ser levadas ao alimento que você pega com as mãos sujas para ingerir”, detalha Zago.

3 – Higienização do corpo
“Ao chegar em casa tome banho. Isso fará com que você evite de levar contaminação por qualquer doença. Se você esteve em um ônibus, no trabalho, em contato com outras pessoas, você vai evitar de levar contaminação para os seus familiares, para os seus amigos, para o seu ente querido”, diz.

4 – Higienização dos sapatos
“Ao chegar em casa, retire seus calçados ou faça a higienização antes de entrar em sua residência. Isso faz uma diferença muito grande porque nós podemos carregar microorganismos que causarão doenças no seu ambiente familiar”, orienta Bethânia.

5 – Cuidado com o contato pessoal
“Nós devemos ter um pouco de cuidado com abraços, beijos, apertos de mão demorados. Ao ter esse contato podemos transmitir algumas doenças, principalmente em tempos de pandemia”, lembra a profissional.

6 – Etiqueta respiratória
“Ao espirrar, nós não tiramos a máscara, não espirramos nas mãos, e sim no braço para evitar que ao pegarmos algum material, ao tocarmos alguma superfície, nós estejamos transmitindo o vírus que porventura esteja em nossas mãos”, alerta.

Bethânia Zago, instrutora do curso de Enfermagem do Senac Goiás Foto: Divulgação

A etiqueta de higiene é muito importante em todos os momentos da vida. Ela se tornou ainda mais imprescindível nesse período de pandemia, mas também será uma forte aliada da saúde no período pós-pandêmico.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias