Home / Saúde

SAÚDE

A vida se revigora com banhos de sol

“É tão bom poder sair um pouco do quarto do hospital. Dá um novo ânimo para enfrentar o tratamento”. Foi assim que o paciente João Henrique Gomes, de 29 anos, descreveu o banho de sol em baixo do pé de manga, que fica na parte externa do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo)

João Henrique se distanciou do ambiente hospitalar, sentiu a luz do dia e contemplou o jardim da unidade na companhia da mãe, Adrielle Gomes, e do médico hospitalista Matheus Dias e da psicóloga Mônica Lelis. O banho de sol no Hugo proporciona aos pacientes um atendimento humanizado com intuito de contribuir com a recuperação e minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização.

Mônica conta que foi João Henrique que pediu o banho de sol.“O João pediu para sair um pouco do ambiente hospitalar. A gente percebe que quando o paciente solicita algo é porque estamos fazendo um bom trabalho. Ele viu que fizemos com outro paciente e sentiu desejo de participar também da ação do hospital”, explica.

A profissional ressalta que o Hugo enxerga o paciente como um indivíduo biopsicossocial, uma abordagem multidisciplinar que compreende as dimensões biológica, psicológica e social do usuário.“Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. O cuidado acontece por meio de ações integradas de uma equipe de saúde. Nós não só tratamos a doença, mas cuidamos do amor de alguém”, afirma.

Durante o banho de sol, mãe e paciente elogiaram o tratamento que têm recebido no Hugo. “A equipe que cuida de mim é bem responsável e competente. Estão sempre atentos e preocupados, nunca deixaram me faltar nada”, disse João Henrique. Para a Adriele, a ação foi ótima para o filho. “Eu notei que meu filho gostou muito e tenho certeza que vai contribuir com o tratamento dele. O João Henrique me surpreende muito a cada dia, ele é um guerreiro”, destacou.

Morador de Morrinhos, João Henrique deu entrada no Hugo no dia 11 de março, após sofrer um acidente de trânsito. A mãe do paciente conta que após a alta a família pretende alugar uma casa em Goiânia, pois o filho terá alguns retornos na unidade. “Ele vai precisar fazer curativos e não tenho segurança para fazer em outro lugar. A comissão de curativos do Hugo realiza um bom trabalho e está de parabéns. Por mais que tenhamos que gastar vai valer a pena pelo cuidado que meu filho vai receber. Só vamos voltar para nossa cidade quando ele tiver uma melhora acentuada e não precisar mais dos cuidados do Hugo”, finaliza.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias