Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa promove Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho

A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa promoveu a Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho com palestras com temáticas diversificadas de orientações, ampliação e promoção de conhecimento abrangendo sua segurança e saúde no contexto laboral. A equipe multiprofissional realizou palestras sobre a importância da ação com foco em ergonomia relacionado a procedimentos que visam os cuidados com a saúde dos profissionais.

A atividade teve como propósito alertar sobre as doenças ocupacionais com foco em LER/DORT que afeta milhões de pessoas no mundo, além de trazer informações sobre prevenção visando a qualidade de vida, durante toda a fase produtiva, o corpo humano sofre alterações decorrentes dos esforços os quais é submetido.

A psicóloga Camila Abgail Oliveira abordou o tema da síndrome de burnout, que nos dias atuais têm apresentado aumento de sua decorrência e motivo de afastamento dos profissionais, por esse modo em meados de maio de 1999, o Regulamento da Previdência Social Doenças Profissionais, no Decreto no 3.048, aprovou o burnout na categoria de Agentes Patogênicos causadores de Doenças Profissionais e Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados com o Trabalho. Também foi classificado no CID-10: Z73 (Classificação Internacional de Doenças): BURNOUT: “Síndrome de Burnout” ou “Síndrome do Esgotamento Profissional''.

De acordo com Camila, as causas e efeitos da síndrome de burnout que são: o excessivos e prolongados níveis de estresse (tensão) no trabalho; exigência de atividades e /ou metas excessiva e fora da possibilidade real contextual; baixo nível de controle das atividades ou acontecimentos no próprio trabalho e baixa participação nas decisões sobre mudanças organizacionais; expectativas profissionais e/ou grande expectativa e idealismo em relação à profissão; sentimento de injustiça e de iniquidade nas relações laborais, sentimento de ameaça e/ou menos valia / falta de reconhecimento; precário suporte organizacional e relacionamento conflituoso entre colegas; ambiguidade de papel; indivíduos controladores ou passivos; ética e moral conflituosa; acúmulo de tarefas por um mesmo indivíduo; mudanças organizacionais frequentes e alterações frequentes de regras e normas (causando insegurança, medos e levando o profissional ao erro); falta de confiança, respeito e consideração entre os membros de uma equipe; comunicação ineficiente.

"O tratamento da síndrome de burnout é psicológico, psiquiátrico, medicamentoso com ansiolíticos e antidepressivos. Orientações de mudança de rotina / dinâmica de vida com atividades de lazer; atividade física; reconstrução e ressignificação do sentido laboral; reconexão social; práticas de autocuidado", concluiu a psicóloga.

O Técnico de Segurança do Trabalho Paulo Renato explicou sobre os  acidentes domésticos na infância, que são considerados uma situação frequente dentro dos prontos socorros, podendo causar graves danos à saúde da criança. Estes podem ser evitáveis, de forma que, a orientação aos pais ou responsáveis é uma ferramenta essencial para redução dos índices de traumas familiares "A maioria dos acidentes com queimaduras envolve crianças pequenas, que, por curiosidade e desaviso, mexem nas panelas que estão no fogão e acabam por virá-las sobre si. Uma forma de evitar acidentes assim é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro.

Desse modo,  a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a. Outro cuidado importante é com a inalação de gás, para evitar esse risco, mantenha o registro do gás fechado sempre que não estiver em uso. Se o seu gás não for encanado, instale o botijão em uma área externa, assim, caso aconteça algum vazamento, não haverá perigo de explosão e intoxicação por inalação de gás.

Temos também a intoxicação com produtos de limpeza que não são raros os casos em que crianças conseguem abrir a embalagem dos produtos e acabam por ingeri-los, intoxicando-se gravemente.  Caso isso ocorra, a recomendação é ir com a criança imediatamente a um Pronto Socorro. Não se esqueça de que é importante levar, também, a embalagem do produto. O ideal, no entanto, é evitar acidentes como esse, procurando sempre armazenar produtos de limpeza em lugares aos quais a criança e animais domésticos não tenham acesso", disse. 

Para finalizar a Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho, a enfermeira Cláudia dos Reis ministrou uma palestra para os participantes e apresentou de forma prática as estratégias de atendimento com vistas à preservação da vida e à integridade do socorrido até a chegada de serviço especializado.“A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como a interrupção abrupta da função contrátil do coração que pode ser revertida por uma intervenção imediata, mas, que leva à morte caso não seja tratada”, disse a enfermeira. Cláudia abordou também sobre o protocolo de Reanimação Cardiopulmonar AHA-2020.

"É uma abordagem sistemática para avaliar e tratar pacientes em PCR, tendo como objetivos fornecer suporte e restaurar a oxigenação, a ventilação, a circulação espontânea de forma eficaz e o retorno da função neurológica intacta, evidenciando as diretrizes  American Heart Association- AHA 2020", afirmou.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias