Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia proveme treinamento sobre prevenção de quedas

Com o intuito de disseminar a cultura de segurança do paciente dentro da Policlínica da Região do São Patrício – Goianésia, o Núcleo de Segurança do Paciente da unidade de saúde realizou um treinamento sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas. A ação educativa orientou os profissionais da importância de abordar com pacientes e acompanhantes os riscos e medidas de prevenção de quedas.

“A equipe deve estar atenta a realizar o check list de observação se o paciente apresenta risco de queda, e de acordo com a necessidade do paciente, ser solícito a acompanhar o paciente. Fornecer e conduzir a cadeira de rodas, quando o paciente apresentar grau moderado ou alto para risco de queda, e sempre orientar o paciente sobre a importância da conduta para garantir a segurança do mesmo”, explicou a coordenadora de enfermagem Geovanna Bernardes.

A gestora ressalta que a queda de pacientes dentro do ambiente hospitalar está entre os principais e mais difíceis eventos a serem evitados. Por isso, a prevenção de queda tem sido enfatizada na unidade como um indicador importante de segurança do paciente. “Nosso objetivo é reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio da implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais”, concluiu.

Os membros do Núcleo de Segurança do paciente destacaram que o protocolo de higienização das mãos foi elaborado e implantado com finalidade garantir a segurança do paciente e dos colaboradores. “O núcleo de segurança do paciente visa garantir uma assistência segura e com qualidade a todos os usuários. Diante disso, a prática da higienização das mãos na técnica correta, deverá fazer parte do cotidiano de todos os colaboradores”, finalizou a enfermeira Talita Utim.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias