A Policlínica da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos, promoveu nesta terça-feira, 26, uma palestra com o tema Segurança do Paciente. A ação visa capacitar as equipes para que essa cultura seja uma realidade consolidada dentro da unidade de saúde. O assunto foi conduzido pela enfermeira Mirian Aparecida Silva Oliveira.
De acordo com a palestrante, a Segurança do Paciente é definida como a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. “É uma das dimensões da Qualidade dos serviços de saúde, sendo que qualidade e segurança são atributos indissociáveis. Os sistemas de saúde que diminuem a um mínimo possível os riscos de dano ao paciente (promovendo a segurança) estão irremediavelmente aumentando a qualidade dos seus serviços”, afirmou a enfermeira.

Para Mirian, o programa de Segurança do paciente tem como objetivo a redução contínua dos riscos para os pacientes e funcionários, minimizando os eventos adversos dos pacientes e melhorar o desempenho dos serviços de saúde. “O risco é a probabilidade de um incidente ocorrer e precisa ser conhecido e calculado. Não é possível conhecer os diversos riscos de um serviço de saúde sem medi-los”, revela.
Para alcançar e incorporar uma cultura de segurança, as instituições de saúde devem implementar sistemas de segurança. “Todos os profissionais devem aceitar a responsabilidade pela segurança de si mesmo, seus colegas de trabalho, pacientes e visitantes a segurança tem prioridade sobre as metas financeiras e operacionais. Os erros proporcionam aprendizagem e o redesenho de processos. Uma cultura de segurança promove uma aprendizagem na organização”, disse a profissional.
Mirian destaca que para promover a cultura de segurança em serviços de saúde, Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente devem ser adotadas. “Identificar os pacientes corretamente; melhorar a efetividade da comunicação entre profissionais da assistência; melhorar a segurança de medicações de alta vigilância (high-alert medications); assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções relacionadas à assistência à saúde e reduzir o risco de lesões ao paciente, decorrentes de quedas”, finalizou.
Qualidade dos serviços
Em sua apresentação, Mirian revela que para a instituição de sistemas de melhoria contínua da qualidade nos serviços de saúde, torna-se fundamental o estabelecimento das seguintes condições e ferramentas: definição e coleta de indicadores de segurança; implementação de um sistema de notificação de EAs; iniciativas de proximidade, campanhas, ensino e auditorias em torno da segurança; transparência e envolvimento de pacientes, familiares e de toda a sociedade; e desenvolvimento de uma cultura de segurança.