Home / Saúde

SAÚDE

Após 22 dias de internação no HMAP, paciente recebe visita da esposa

Após 22 dias internado no Hospital Municipal de Aparecida Íris Rezende Machado (HMAP), seu Amadeu Dias Ferreira, de 82 anos, recebeu a visita da família na manhã de terça-feira, 3 de maio, na parte externa da unidade de saúde. Com abraços, palavras de amor e troca de olhares, ele matou a saudade da esposa, Matilde Dias Ferreira, com quem é casado há 65 anos.

Sem poder receber visitas e longe do conforto de casa, os pacientes enfrentam dias marcados pela saudade da família, o que causa impacto negativo no emocional. Para diminuir esse quadro, seguindo todos os protocolos de saúde, a equipe multiprofissional do HMAP, sempre que possível, viabiliza o reencontro de pacientes com seus amores.

A psicóloga Milena da Silva Bastos Martins, que atende o paciente e acompanhou a visita, conta que seu Amadeu sempre se referia a esposa com muita saudade e preocupação, e por isso a equipe proporcionou o encontro no jardim do HMAP. “A visita humanizada diminui os efeitos negativos da hospitalização. Promove uma melhora do lado emocional tanto do paciente, quanto da família. Poder permitir esse momento único no ambiente hospitalar é o objetivo do nosso tratamento humanizado, no qual visamos o bem-estar pleno do usuário”, destacou a profissional.

De acordo com a coordenadora psicossocial do HMAP, Josenilda de Castro e Carmo, a unidade enxerga o paciente como um indivíduo biopsicossocial, uma abordagem multidisciplinar que compreende as dimensões biológica, psicológica e social do usuário.“Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. O cuidado acontece por meio de ações integradas de uma equipe de saúde. Nós não só tratamos a doença, mas cuidamos do amor de alguém”, afirma.

Amadeu deu entrada na unidade de saúde no dia 11 de abril para tratamento de um aneurisma abdominal. Está internado na enfermaria e ainda não há previsão de alta.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias