Home / Saúde

SAÚDE

Hemu reforça a importância da doação de leite humano

O leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento.

Como o leite não pode ser produzido artificialmente, a doação é importantíssima. O Hospital Estadual da Mulher (Hemu) possui o Banco de Leite Humano (BLH) e lembra que na próxima quinta-feira, 19 de maio, é o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano e que estamos na Semana Nacional de Doação do Leite Humano. A doação desse alimento ajuda a nutrir crianças impossibilitadas de consumir o alimento da própria mãe. O leite doado é oferecido aos recém-nascidos que estão em UTIs Neonatal, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso.

Segundo a coordenadora do BLH, Renata Leles, o leite materno é fundamental para os bebês. “Esse alimento é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, ou seja, a doação ajuda a salvar vidas. A doação não prejudica a mãe ou seu bebê, pois a produção do leite segue a lei da demanda: quanto mais leite for retirado, mais leite será produzido”, pontua a coordenadora.

Como se tornar uma doadora?

As mães interessadas em doar leite materno podem ligar ou enviar mensagem para o número (62) 3956-2921 para receber as informações necessárias e solicitar a coleta em domicílio. O banco, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, fornece os frascos esterilizados adequados para doação, além de cuidar de todo transporte do leite fornecido. Tudo é feito para facilitar ainda mais esse gesto de solidariedade e amor ao próximo!

Quem pode doar?

Todas as mulheres que estiverem amamentando podem ser doadoras de leite humano. Os únicos requisitos para fazer isso são: apresentar exame de pré-natal que comprove ausência de doenças infecto-contagiosas, não podem ser fumantes, usuárias de drogas ou de bebidas alcoólicas. Além disso, a doadora não pode ter recebido sangue nos últimos seis meses, e não pode fazer uso de medicamentos que contenham restrições à amamentação, e consequentemente, à doação.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias