Home / Saúde

SAÚDE

Carreta da Prevenção leva serviços de saúde às mulheres de Santo Antônio de Goiás

As mulheres do município de Santo Antônio de Goiás puderam realizar durante esta semana mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau). A cidade recebeu de segunda até esta quarta-feira, 15, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho – Goiás.

Para serem atendidas, as mulheres precisam apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento referente à realização da mamografia deve ser buscado por mulheres de 40 a 69 anos. Já o exame preventivo do câncer do colo uterino é direcionado às mulheres com 18 anos ou mais, em pacientes com vida sexual ativa.

A Diretora-geral da Policlínica de Goiás, Michelly Ribeiro, explica que a mamografia é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. “O exame possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher apresente sintomas, facilitando o tratamento, diminuindo as cirurgias e aumentando, consideravelmente, as chances de cura”, disse.

Em dois dias de atendimento em Santo Antônio de Goiás, a carreta da prevenção realizou 55 mamografias e 34 coletas de exame citopatológico de colo de útero. A expectativa é que até o fim da tarde desta quarta-feira, 17, sejam realizados 130 exames.

A Carreta da Prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas. A atuação da Unidade Móvel é permanente e se estende durante todo o ano para levar saúde às comunidades mais distantes.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias