Home / Saúde

SAÚDE

Guapó recebe Carreta da Prevenção

“É a primeira vez que vejo uma ação de saúde tão organizada em Guapó. Foi uma facilidade e tanto realizar a mamografia sem precisar sair da minha cidade. Tudo estava organizado e limpo. Fiquei encantada com o atendimento, achei maravilhoso”. Foi desta forma que a pedagoga Lucimar Passaglia, de 55 anos, descreveu o atendimento recebido na carreta da prevenção em Guapó. A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino, vinculada à Policlínica Estadual da Oeste – São Luís de Montes está na cidade desde o dia 21 de junho e permanece até o fim da tarde desta quinta-feira, 23.

Segundo a enfermeira Marina Almeida Rodrigues, para realizar os exames de mamografia e papanicolau, é preciso ter feito o agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. “A mamografia deve ser buscada por mulheres de 40 a 69 anos. Já o exame preventivo do câncer do colo uterino, é direcionado às mulheres com 18 anos ou mais, em pacientes com vida sexual ativa”. Explicou.

A profissional destaca que o principal intuito da ação é a prevenção ou a descoberta precoce da doença. “O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e sabemos que o diagnóstico precoce da doença torna a cura muito mais favorável”, disse.

Marina revela que em Guapó houve uma procura maior de mulheres jovens para a realização dos exames. “Nas outras cidades, quase não atendo pacientes jovens e isso me chamou atenção aqui. Acredito que muitas mulheres pensam que não precisam fazer os exames, mas a prevenção é o melhor caminho”, afirmou.

Nos dois primeiros dias de atendimento, a unidade realizou 66 mamografias e 37 coletas de exame citopatológico.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias