Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goiás leva mamografia a Aruanã

Por Hélmiton Prateado

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo Uterino, da Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho está atendendo durante essa semana em Aruanã, às margens do Rio Araguaia. Mulheres da cidade e região foram chamadas para realizar mamografia e exames preventivos de colo de útero e a estimativa é de atender 170 pacientes durante essa semana.

De acordo com a diretora-geral da Policlínica, Michelly Ribeiro, os exames foram agendados pela Secretaria Municipal de Saúde do município com a Central de Regulação do Estado. “As visitas da carreta são agendadas e percorrem cidades distribuídas geograficamente visando ampliar os serviços de saúde, principalmente de mamografia que é um exame caro e de agendamento complicado”.

Em Aruanã a carreta foi instalada junto ao ginásio de esportes com estrutura para abrigar as pessoas com conforto e próximo do Rio Araguaia. O sol forte que é tradição da beira do rio não impede mulheres da cidade de procurarem a unidade para exames.

Um trabalho conjunto com agentes de saúde aumentou o raio de ação e permitiu até mulheres da etnia karajá de serem incluídas na relação de atendimentos. A professora do dialeto karajá, Iracy Hiwlaki dos Santos, 64 anos, é casada com o cacique Raul Mauri Karajá e compareceu no primeiro dia para mamografia.

O marido, cacique da Aldeia Buridina há muitos anos, é um dos entusiastas das mulheres buscarem recursos modernos para detecção de doenças que podem ser diagnosticadas com antecedência, como a mamografia. “Eu vejo que é muito importante esse tipo de exame. Como aqui estamos em uma cidade do interior, onde é mais difícil chegar recursos como esse exame caro, quando aparece precisamos aproveitar. Vejo como uma benção esse trabalho que essas pessoas trazem pra gente. Precisamos também agradecer ao Governo do Estado por essa iniciativa”, frisa.

A moradora de Aruanã, Simone Félix Toledo, 53 anos, foi uma das primeiras a realizar mamografia. Ela lembra que pra fazer esse exame era preciso esperar agendamento para Goiânia ou para a Cidade de Goiás e ficar aguardando quando fosse possível. “A gente precisava sair daqui e perder até um dia inteiro. Agora é muito prático com essa carreta vindo até perto de nós”.

A diretora Michelly Ribeiro lembra que outras oportunidades virão. “Esperamos que a cada ano as cidades de nossa região recebam ao menos uma visita da Carreta da Prevenção e que possamos levar saúde e comodidade para a população”, finaliza.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias