Home / Saúde

SAÚDE

Hugo promove campanha de conscientização sobre hepatites virais

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou nesta quinta-feira, 28, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a 1ª Campanha de Prevenção às Hepatites Virais da unidade. O intuito da ação é conscientizar o público interno do Hugo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença através de testagem para hepatite B e C.

Para marcar a Campanha e estimular a realização do teste rápido, que detecta a doença, a equipe do NHE do Hugo montou uma tenda para testagem gratuita, sigilosa e segura, no estacionamento da unidade. Basta uma gota de sangue e, em apenas 20 minutos, é possível realizar os exames. Se algum resultado for positivo, o paciente é orientado e encaminhado para fazer investigações complementares e iniciar o tratamento.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são silenciosas. Porém, quando presentes, elas podem se manifestar com cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil de 1999 a 2020, registrou-se o diagnóstico de 254.389 pessoas com o vírus da hepatite B e 262.815 com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. O impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites

O diagnóstico precoce é importante, pois somente com a identificação da doença, é possível tratá-la e, quanto antes iniciar o tratamento, maior é a chance de recuperação. Vale lembrar que essas doenças infecciosas podem ser prevenidas com alguns cuidados pessoais básicos, evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, e usar preservativo nas relações sexuais.

Vacina
A vacina contra a hepatite B é a medida de controle e prevenção mais segura e eficaz, e de maior impacto contra a doença. Sua oferta vem sendo ampliada constantemente nos últimos anos pelo Ministério da Saúde, que atualmente preconiza que toda pessoa de 0 a 49 anos devem ter tomado 03 doses da vacina.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias