Home / Saúde

SAÚDE

A dança do parto

Mulheres fazem coreografia em Centro Obstétrico do Hospital de Luziânia durante parto humanizado

Imagem ilustrativa da imagem A dança do parto

As equipes do Hospital Estadual de Luziânia estão levando o conceito de tratamento humanizado a níveis de dança e descontração. Mulheres em trabalho de parto são ajudadas a dançar coreografias alegres e interativas enquanto o momento de darem à luz seus filhos na unidade.

A enfermeira Drielly Oliveira Dantas atua diretamente em uma das alas do Centro Obstétrico e participou da dança com as gestantes. “Buscamos auxiliar as parturientes para uma boa evolução. A equipe toda participou e trouxe um bem-estar agradável para as mamães em trabalho de parto com risos, relaxamento e evolução na dilatação, tudo o que favorece para um bom parto”, comentou.

De acordo com a coordenadora do Centro Obstétrico e Maternidade, enfermeira Adrienne Câmara, a dança é alegre, com uma bonita coreografia e tem um efeito terapêutico importante. “Dançar favorece na liberação da musculatura pélvica, a movimentação verticalizada auxilia na evolução do trabalho de parto, trabalhando o assoalho pélvico e estimulando o encaixe do bebê . Isso promove também relaxamento da mãe diminui a tensão e ansiedade”.

No início da fase ativa do trabalho de parto dançar ajuda na dilatação, se a gestante quiser e tiver vontade tem a liberdade de poder andar, realizar movimentos circulares, agachamentos, alongamentos enquanto seu corpo for permitir. Quando as contrações ficam mais próximas dançar pode não ser aceito e neste momento podem ser iniciados os métodos não farmacológicos para alívio da dor, como banho com água morna, mudança de posição, massagens.

Adrienne explica ainda que as equipes são criativas e buscam sempre novas modalidades de abordar as parturientes para dar mais humanização e acolhimento às mães, acompanhantes e os bebês. “Vamos sempre aprimorar o acolhimento que damos aos nossos pacientes”, finaliza.

Mais vídeos:

  • SAÚDE

    Agrotóxico proibido no Brasil é apreendido em operação

    Operação conjunta da PRF, Receita Federal e IBAMA ocorreu na última terça-feira,19

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 13:24

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    HEL celebra aniversário de 73 anos de paciente

    Internada na UTI, Guiomar Rodrigues do Santos comemorou com as equipes de nutrição e psicologia

    Publicado segunda-feira, 18 de setembro de 2023 - 10:04

    / Atualizado segunda-feira, 18 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    HEJA tem número recorde de cirurgias

    Unidade realizou 211 procedimentos no mês de agosto e 33 partos, com destaque para a humanização no atendimento

    Publicado quarta-feira, 06 de setembro de 2023 - 16:03

    / Atualizado quarta-feira, 06 de setembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias