Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro, a equipe de neurologia do Pronto-socorro do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou nesta quarta-feira, 26, uma atividade no Parque Areião para conscientizar a população sobre a doença.
A equipe do Hugo, composta por dois médicos, três enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, realizou a aferição da pressão arterial e teste de glicemia de quem passava pelo parque. Além disso, os profissionais explicaram sobre o AVC e como identificar os sintomas. O intuito da ação foi sensibilizar a população sobre os riscos da doença, demonstrando a importância de manter a pressão e a glicose sob controle, por se tratarem de fatores de risco para ocorrência da doença.
Nas três horas de atendimento, foram realizadas 150 aferições da pressão arterial e 160 testes de glicemia. O neurologista Marco Túlio Pedatela explica que objetivo da ação foi conscientizar a população para a prevenção do AVC. “Dados recentes mostram que o AVC é a maior causa de mortalidade no Brasil. Para evitar a doença, é preciso prevenir. É importante acompanhar os fatores de risco que são: pressão alta, diabetes, sedentarismo, colesterol elevado, obesidade, tabagismo, uso excessivo do álcool e doenças cardíacas”, disse.
De acordo com o médico, os sintomas característicos do AVC são: perda da força ou da sensibilidade em um dos lados do corpo; dificuldade para falar ou compreender; perda visual; tontura; dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça sem causa aparente.
Marco Túlio ressalta que o tempo de atendimento do paciente conta muito para a recuperação do AVC. “Quando o atendimento acontece na fase aguda, até 4h e meia do início dos sintomas, há um medicamento, no caso do AVC isquêmico, para desfazer o trombo e diminuir as sequelas neurológicas do paciente”, afirmou.
Referência no atendimento de AVC
O Hugo participa do Projeto Angels que oferece atendimento a pacientes com AVC, doença que representa um dos principais agravos de saúde, podendo levar à morte ou incapacidade física e neurológica. A emergência do Hugo com a presença de neurologista 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço está disponível desde o mês de março.