Saúde

Anvisa prioriza análise de canetas emagrecedoras após pedido do governo Lula

DM Redação

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 15:11 | Atualizado há 3 horas

A agência justificou a decisão ao citar concentração de mercado, falsificação e roubos de cargas
A agência justificou a decisão ao citar concentração de mercado, falsificação e roubos de cargas

A Anvisa decidiu acelerar a análise de medicamentos à base de liraglutida e semaglutida, usados no tratamento da obesidade e da diabetes. A medida atende solicitação do Ministério da Saúde, que busca ampliar a fabricação nacional e reduzir a dependência de importações.

A agência justificou a decisão ao citar concentração de mercado, falsificação e roubos de cargas. Segundo o edital publicado na segunda-feira (25/08), a prioridade visa evitar escassez de produtos e estimular a chegada de novos concorrentes, o que pode resultar em preços mais acessíveis.

O edital surge em meio ao debate sobre a validade da patente do Ozempic, da Novo Nordisk, que expira em 2026. A farmacêutica tenta ampliar o prazo no STJ, enquanto empresas como EMS, Biomm e Hypera Pharma já preparam versões genéricas.

Atualmente, 16 pedidos de registro aguardam análise técnica: nove de semaglutida e sete de liraglutida, além de três processos que envolvem medicamentos biológicos. A Anvisa concedeu 15 dias para as empresas solicitarem prioridade e se comprometeu a apresentar os prazos de avaliação em até 30 dias.

O ministro Alexandre Padilha afirmou que o governo quer que o Brasil domine a tecnologia dos análogos de GLP-1, com potencial para tratar também câncer e doenças autoimunes. Em nota, a pasta destacou que genéricos podem reduzir preços em até 40%, o que favorece o acesso da população.

Além das canetas emagrecedoras, o ministério também solicitou prioridade para registros de fármacos usados no tratamento de HIV e leucemia mieloide crônica, como darunavir e dasatinibe.

Foto: Reprodução

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia