Blitz da Higienização das Mãos reforça cuidados no Hospital Municipal Georges Hajjar
DM Redação
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 06:22 | Atualizado há 16 horas
O Hospital Municipal Georges Hajjar, em Anápolis, promoveu nos dias 14, 15 e 16 de outubro a “Blitz da Higienização das Mãos”, uma ação lúdica e educativa voltada aos profissionais da unidade.
A iniciativa foi realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, com o objetivo de reforçar a importância da higienização correta das mãos de forma leve e descontraída.
Durante a blitz, os colaboradores de todos os setores foram abordados nos corredores do hospital e incentivados a higienizar as mãos com água e sabão antes de retornarem às suas atividades.
A ação reforçou o Protocolo de Higienização das Mãos, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda cinco momentos-chave: antes de tocar no paciente, antes de realizar procedimentos limpos ou assépticos, após risco de exposição a fluidos, após tocar no paciente e após o contato com superfícies próximas ao paciente. A técnica correta com água e sabão deve durar de 40 a 60 segundos, cobrindo todas as superfícies das mãos com movimentos circulares.
Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, a higienização com álcool 70% ou mais também é recomendada. Para a enfermeira da SCIH, Márcia Guimarães, a higienização das mãos é a forma mais segura, eficaz e barata de evitar contaminação cruzada, principalmente dentro do ambiente hospitalar. “Um hábito imprescindível para prevenir doenças e promover a segurança da saúde das pessoas em todos os lugares e situações”, afirmou.