Saúde

Brincar também é cuidado no Heja

Redação Diário da Manhã

Publicado em 23 de maio de 2025 às 08:29 | Atualizado há 7 horas

Jogos educativos, brinquedos, pintura e livros têm se mostrado importantes aliados no processo de recuperação de crianças hospitalizadas no Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja). As atividades lúdicas desenvolvidas na unidade não apenas promovem o desenvolvimento saudável, como também ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade causados pela hospitalização.

Coordenadas pela área de humanização do hospital, essas ações visam transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e menos intimidador. “Nosso objetivo é criar um ambiente que vá além do cuidado clínico, proporcionando experiências que favoreçam o bem-estar emocional e psicológico das crianças e seus acompanhantes. O brincar é uma forma de cuidado”, explica Joyce Fernanda, coordenadora de humanização do Heja.

O fisioterapeuta Israel Pimentel destaca que observar e compreender os diferentes aspectos da doença e do processo de internação são fundamentais tanto para os pacientes quanto para suas famílias. “A atividade lúdica é uma oportunidade para que a criança expresse seus sentimentos e compreenda, à sua maneira, o momento delicado que está vivendo. Isso contribui significativamente para a recuperação, pois ajuda na diminuição da dor e do estresse causado pela hospitalização”, afirmou.

Joyce Fernanda reforçou a importância do cuidado emocional no tratamento infantil.“Mais do que tratamento médico, oferecemos acolhimento. As atividades lúdicas mostram que brincar também é parte do processo de cura. As crianças encontram no brincar uma forma de expressão, conforto e superação, e isso faz toda a diferença no dia a dia da internação”, revelou.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias