Saúde

Capacitação no HEL reforça combate à febre maculosa

DM Redação

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 08:03 | Atualizado há 15 minutos

Com foco na prevenção e no fortalecimento da vigilância epidemiológica, os profissionais do Hospital Estadual de Luziânia (HEL) participaram de um treinamento especializado sobre febre maculosa. A ação teve como objetivo principal capacitar as equipes para o diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença, que pode evoluir rapidamente e apresentar alto índice de letalidade.

A capacitação foi conduzida por Helton Freires Oliveira, médico veterinário e coordenador estadual de Zoonoses, que abordou os principais aspectos clínicos, epidemiológicos e terapêuticos da febre maculosa. Também esteve presente a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica de Goiás, Patrícia Pereira, que destacou a importância da articulação entre as áreas de vigilância e assistência na resposta à doença. Durante o evento, os profissionais foram atualizados sobre sinais e sintomas da febre maculosa, exames diagnósticos mais indicados e protocolos de tratamento.

A iniciativa visa ampliar a capacidade de resposta dos serviços de saúde e garantir um atendimento mais ágil e seguro à população.Para Marina Morais, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), a capacitação é essencial para que os profissionais estejam preparados para identificar os sinais iniciais da febre maculosa e intervir de forma imediata, garantindo mais segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente.

“A iniciativa teve como foco principal a redução da morbimortalidade associada à febre maculosa, garantindo que os profissionais estejam devidamente preparados para agir com rapidez e eficiência. A ação também fortalece o sistema de vigilância epidemiológica do estado e promove uma abordagem integrada na proteção da saúde coletiva”, afirmou Marina.

O diretor-geral do HEL, Francisco Amud, reforçou o compromisso da unidade com a qualificação contínua das equipes. “Investir em treinamentos como este reforça o compromisso da instituição com a prevenção, o cuidado e a valorização da vida. Nossa prioridade é oferecer uma assistência cada vez mais segura e eficaz”, declarou.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia