Carreta da Prevenção leva serviços de saúde às mulheres de Santo Antônio de Goiás
Diário da Manhã
Publicado em 15 de junho de 2022 às 14:26 | Atualizado há 3 anos
As mulheres do município de Santo Antônio de Goiás puderam realizar durante esta semana mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau). A cidade recebeu de segunda até esta quarta-feira, 15, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho – Goiás.
Para serem atendidas, as mulheres precisam apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento referente à realização da mamografia deve ser buscado por mulheres de 40 a 69 anos. Já o exame preventivo do câncer do colo uterino é direcionado às mulheres com 18 anos ou mais, em pacientes com vida sexual ativa.
A Diretora-geral da Policlínica de Goiás, Michelly Ribeiro, explica que a mamografia é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. “O exame possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher apresente sintomas, facilitando o tratamento, diminuindo as cirurgias e aumentando, consideravelmente, as chances de cura”, disse.
Em dois dias de atendimento em Santo Antônio de Goiás, a carreta da prevenção realizou 55 mamografias e 34 coletas de exame citopatológico de colo de útero. A expectativa é que até o fim da tarde desta quarta-feira, 17, sejam realizados 130 exames.
A Carreta da Prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas. A atuação da Unidade Móvel é permanente e se estende durante todo o ano para levar saúde às comunidades mais distantes.
Leia também:
- Descontos indevidos no INSS: 97% dos beneficiários negam autorização
- Botafogo inicia turnê do Mundial com visita à comunidade no RJ
- Suspeito de envolvimento na morte de goiana no Japão é preso
- Show de Lady Gaga terá cinco atos e mais de 20 hits
- Milton Nascimento aciona Justiça por direitos sobre a canção “Travessia”