Home / Saúde

Cai ou não cai?

Centrão pressiona Lula para tirar Nísia Trindade do Ministério da Saúde

Partidos do Centrão querem indicar Secretário de Saúde do Rio de Janeiro para ocupar a pasta

Imagem ilustrativa da imagem Centrão pressiona Lula para tirar Nísia Trindade do Ministério da Saúde

Lideranças dos partidos do famigerado centrão realizam ofensiva ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em troca de apoio para aprovação das pautas que são consideradas essenciais ao governo no Congresso Nacional. As articulações que ocorrem nos bastidores são para que a atual Ministra da Saúde, Nísia Trindade, seja substituída do comando da pasta que ocupa atualmente.

Parlamentares aliados do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), sugeriram que liderança do Ministério seja transferida para o deputado federal licenciado e atual secretário de saúde do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho (PP/RJ). Ao que parece, com toda pressão aplicada, o Progressistas espera reaver o controle do Ministério que já esteve sob sua gestão durante o governo do ex-presidente da República Michel Temer (MDB), durante os anos de 2016 e 2018.


		Centrão pressiona Lula para tirar Nísia Trindade do Ministério da Saúde
Fotografia: Vinícius Schmidtt

A pasta sob o comando da Cientista Social Nísia Trindade é aquela que figura como uma das maiores fatias do orçamento da união, recebendo a bagatela de aproximadamente R$ 189 bilhões de reais, distribuídos em emendas, cargos dos segundo e terceiro escalão além da grande projeção eleitoral que pode ser conquistada para as próximas eleições municipais de 2024. O controle do Ministério poderia facilitar maior articulação com vereadores, prefeitos e governadores.

O Presidente da República, no entanto, tem sustentado que aceita negociar em outras vias, exceto dentro do Ministério da Saúde.

Será?

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias