Home / Saúde

SAÚDE

Defesa Civil reforça luta contra a dengue

Comando de Operações vai intensificar ações para combater focos de criação do mosquito transmissor junto à população

Divulgação Divulgação

O Comando de Operações de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás vai reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor de dengue e outras doenças junto à população. Serão priorizadas áreas onde foram registrados aumentos significativos de casos, principalmente na Região Metropolitana e Entorno do Distrito Federal.

Na manhã dessa quinta-feira foi realizada uma reunião emergencial na Secretaria Estadual de Saúde com a presença de autoridades e do comando da Defesa Civil. O comandante de Operações de Defesa Civil, coronel Pedro Borges de Lira e o sub-comandante, tenente-coronel Marcos Monteiro estiveram presentes e firmaram o compromisso de usar o efetivo da Defesa Civil no esforço concentrado de combate à dengue.

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior comandou a reunião e frisou ser necessária a união de todas as forças para combater a infestação do mosquito da dengue. A SES concentra sua atenção para regiões prioritárias onde houve uma explosão de casos da doença. Participou da reunião o assessor especial para assuntos institucionais da SES-GO, Fernando de Jesus.

Segundo o tenente-coronel Monteiro será preciso intensificar a fiscalização de focos de criação de mosquito e ressalta que o engajamento da população é fundamental para o sucesso da operação. “O Governo de Goiás lança mão de todas as suas forças para uma efetiva ação no combate a focos de criação, mas é imprescindível a colaboração das pessoas para erradicar criadouros dessa praga”, explica.

Casas, terrenos, imóveis comerciais e todas as possíveis formas de criação de Aedes aegypti serão percorridos pelas equipes reforçadas pelas equipes da Defesa Civil. “Sabemos que 75% dos casos de infecção acontecem nas próprias casas com o descuido de garrafas, calhas descuidadas e outros locais que acumulem água. Na esmagadora maioria dos casos é possível combater a infestação com medidas simples nos imóveis”, frisa o sub-comandante.

A cada abordagem das equipes da Defesa Civil será procedida uma vistoria minuciosa e as pessoas serão conclamadas a manter a vigilância para evitar água empoçada e onde seja possível o mosquito colocar suas larvas.

“Todos precisam estar cientes de que sem o engajamento da população não será possível ter sucesso nessa cruzada. O maior desafio é colocar as pessoas comprometidas com a missão de erradicar os focos de criação do mosquito transmissor e assim reduzir a infestação”, finaliza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias