Home / Saúde

SAÚDE

Febre amarela: São Paulo registra primeira morte desde 2019

Uma série de exames foram realizados até a doença ser detectada

Imagem ilustrativa da imagem Febre amarela: São Paulo registra primeira morte desde 2019

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo informou neste domingo, 28, a primeira morte por febre amarela no estado desde 2019. O óbito foi registrado no município de São João da Boa Vista, na Serra da Mantiqueira, a 218 km da capital paulista.

A vitima se trata de um homem de 44 anos, que começou a apresentar dores no corpo, febre, mal-estar e sintomas respiratórios no dia 25 de abril. Quatro dias depois, ele foi internado com alterações na função renal e hepática e faleceu no dia 30 de abril. À época, a causa da morte ainda não havia sido esclarecida.

No alerta epidemiológico, a secretaria afirma que os exames laboratoriais para dengue, leptospirose, HIV, hepatite B, influenza e Covid-19 deram negativo. Somente o RT-PCR de Febre Amarela testou positivo para a doença.

A suspeita é de que o homem tenha contraído a doença quando se deslocou para a área rural de São João da Boa Vista, que fica próxima de áreas de conservação ambiental com presença de macacos, cinco dias antes do início dos sintomas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias