HEAL cria cantinho de leitura para humanizar internação infantil
DM Redação
Publicado em 2 de maio de 2025 às 10:01 | Atualizado há 13 horas
Com o objetivo de proporcionar momentos de imaginação, acolhimento e esperança às crianças internadas, o Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás Ronaldo Ramos Caiado Filho (HEAL) implantou um cantinho de leitura na unidade de internação pediátrica. A iniciativa, idealizada e realizada pela enfermeira Dianna Dhara, integra os esforços contínuos da unidade em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado.
A hospitalização infantil é uma experiência complexa e desafiadora, que impacta significativamente não apenas a saúde física e emocional das crianças, mas também a rotina de suas famílias e o próprio desenvolvimento infantil. Ansiedade, medo e estresse são sentimentos comuns durante o período de internação, afetando tanto os pequenos pacientes quanto seus responsáveis.
Diante desse cenário, o cantinho de leitura surge como uma alternativa acolhedora e terapêutica dentro do ambiente hospitalar. A leitura é vista como um gesto de cuidado e um ato de amor, capaz de alimentar a alma, acalmar o coração e preservar a magia da infância, mesmo em meio aos desafios do tratamento.
Para o diretor assistencial do HEAL, Nilmar Lopes, ações como essa reforçam a importância da humanização no cuidado hospitalar. “Humanizar não é técnica, nem arte e muito menos um artifício. É um processo vivencial que permeia toda a atividade do local e das pessoas que ali trabalham, procurando realizá-lo e dando ao paciente o tratamento que merece como pessoa humana, dentro das circunstâncias peculiares que se encontrarem em cada momento do hospital”, afirmou.
Segundo Nilmar, é fundamental promover um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades emocionais dos pacientes, especialmente das crianças, que necessitam de cuidado integral e afeto para enfrentar o período de internação com mais leveza e segurança.