Heapa participa de audiência pública em defesa da enfermagem
DM Redação
Publicado em 4 de setembro de 2025 às 16:01 | Atualizado há 3 horas
A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Goiânia, que debateu o enfrentamento à violência contra profissionais de saúde, em especial a enfermagem, categoria que representa a maior força de trabalho do setor.
Representando a unidade, a presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, enfermeira Janaina Navarros, destacou a urgência de políticas públicas de proteção.“É fundamental garantir ambientes de trabalho seguros e dignos para enfermeiros e enfermeiras, que diariamente dedicam suas vidas ao cuidado da população. A violência contra a enfermagem compromete não apenas os profissionais, mas também a qualidade da assistência oferecida à comunidade”, afirmou.
O posicionamento recebeu apoio da gestão assistencial do Heapa, por meio do responsável técnico de enfermagem, Wallef Rodrigues, que reforçou o compromisso da instituição com a causa. “A luta contra a violência aos profissionais da saúde é também uma luta pela segurança do paciente. Nossa missão é assegurar que a equipe de enfermagem exerça suas funções com respeito, reconhecimento e proteção”, ressaltou.
A audiência contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dos Conselhos Regionais de Enfermagem de Goiás e Distrito Federal (Coren-GO e Coren-DF), sindicatos da saúde e profissionais de diversas instituições. O encontro buscou construir propostas conjuntas para medidas de prevenção, acolhimento e responsabilização em casos de agressão contra profissionais da área.