O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) realizou, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2024, a Ação Social do Dezembro Vermelho, uma importante mobilização em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e o Programa de IST/SMS de Aparecida de Goiânia. Liderada por Cristiane Moreira de Sousa Soares, coordenadora do NVEH, e Emanuelly Fernandes, coordenadora do Programa de IST/SMS, a ação teve como foco a conscientização sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), especialmente o HIV/AIDS.
Durante a ação, foram realizados mais de 714 testes rápidos para HIV, hepatite B e sífilis. Além disso, foram distribuídos preservativos, gel lubrificante, materiais educativos e kits de autoteste, buscando sensibilizar a população e os profissionais de saúde sobre atitudes de risco e a importância de medidas preventivas. “A mobilização reforçou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da redução do estigma em relação às pessoas que vivem com HIV/AIDS”, destacou Cristiane Moreira.
Os principais objetivos da campanha incluíram promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV/AIDS, reduzir o estigma e a discriminação enfrentados por pessoas que vivem com o vírus, incentivar a realização de testes rápidos de HIV e outras IST, além de fortalecer a rede de atendimento e apoio aos pacientes.
A coordenadora Cristiane Moreira ressaltou a relevância da campanha, que integra a mobilização nacional do Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017. "A campanha destaca a importância da prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde", afirmou. Ela também reforçou o compromisso do Heapa com a promoção de iniciativas preventivas e com a saúde da população.
Sobre o Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional instituída pela Lei nº 13.504/2017, com foco no enfrentamento ao HIV/AIDS e outras IST. A iniciativa, que tem como marco o Dia Mundial contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com HIV.
A campanha abrange um conjunto de atividades e mobilizações integradas entre órgãos da administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Com foco em educação, prevenção e diagnóstico precoce, o Dezembro Vermelho reforça a luta contra a epidemia de HIV/AIDS e a promoção de saúde pública de qualidade para todos.