Hei realiza treinamento sobre Código Azul com simulação realística
DM Redação
Publicado em 17 de setembro de 2025 às 09:16 | Atualizado há 1 hora
O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou, no dia 12 de setembro, um treinamento sobre Código Azul, abordando todas as etapas do processo, desde o acionamento e condução do atendimento até as práticas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). A capacitação, organizada pelo Núcleo de Educação Continuada, teve como objetivo aprimorar a atuação das equipes assistenciais em situações críticas e reforçar a segurança do paciente.
A atividade incluiu a primeira simulação realística junto à equipe da clínica cirúrgica, reproduzindo de forma fidedigna o fluxo completo de um Código Azul. O treinamento possibilitou exercitar não apenas as técnicas, mas também aspectos essenciais como comunicação, agilidade e integração multiprofissional.
Estiveram presentes na condução e acompanhamento do treinamento a diretora clínica, Dra. Luana Tonetti; o enfermeiro Yago Hipólito, do Núcleo de Educação Continuada; a coordenadora assistencial, Larissa Militão; a enfermeira coordenadora, Vanessa Taurino; e a coordenadora de Fisioterapia, Jordana.
O enfermeiro Yago Hipólito explicou que foi realizado um debriefing estruturado, que, na área da saúde, consiste em um processo de reflexão guiada realizado após uma experiência, como uma simulação clínica ou um evento real.
“O objetivo é analisar ações, emoções e decisões tomadas, promovendo aprendizagem, melhorando o desempenho futuro e desenvolvendo o raciocínio clínico dos profissionais de saúde”, explicou.
Segundo o enfermeiro do Núcleo de Educação Continuada, o treinamento possibilitou alinhar estratégias de aperfeiçoamento contínuo, reforçando o compromisso do HEI com a qualidade assistencial e a segurança do paciente.