HEJA proporciona momento de cuidado humanizado a paciente em recuperação
Redação Online
Publicado em 16 de julho de 2026 às 17:11 | Atualizado há 1 hora
Após 11 dias de internação recebendo alimentação por sonda nasoentérica, o paciente Ormezindo Cordeiro Filho viveu um momento especial nesta quinta-feira (16), no Hospital Estadual de Jaraguá (HEJA). Com a liberação para iniciar uma dieta pastosa, ele também participou de uma ação de cuidado humanizado preparada pela equipe multiprofissional da unidade.
Acompanhado por psicóloga, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta, Ormezindo foi conduzido ao jardim externo do hospital, onde pôde caminhar com segurança e aproveitar alguns minutos ao ar livre. O passeio atendeu a um desejo manifestado pelo próprio paciente durante a internação: sentir o sol no rosto.
Mais do que marcar a reintrodução alimentar, o momento reuniu diferentes aspectos do cuidado, integrando recuperação física, apoio emocional e acolhimento em uma única experiência. “Mesmo sendo uma ação simples, o objetivo é lembrar que cuidar também é tirar o paciente por alguns minutos da rotina hospitalar e reconectá-lo com o mundo real, com acolhimento e segurança”, destaca a psicóloga Maria Vanessa.
Para Ormezindo, a experiência simbolizou um importante avanço em sua recuperação. Além da mudança na alimentação, o contato com o ambiente externo representou um passo em direção ao retorno à rotina e ao fortalecimento do bem-estar. A iniciativa evidencia o cuidado integral oferecido pelo HEJA, que busca aliar assistência técnica e humanização para proporcionar uma recuperação mais acolhedora aos pacientes.