Hel completa três anos com destaque em assistência e gestão pública
Redação Diário da Manhã
Publicado em 13 de junho de 2025 às 12:48 | Atualizado há 19 horas
O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) completa, nesta quinta-feira (13/6), três anos sob gestão do Instituto Patris. A data marca a consolidação de uma trajetória de crescimento, que transformou o antigo hospital de campanha em uma unidade geral de referência em média e alta complexidade para a Região do Entorno Sul de Goiás.
Com números expressivos e reconhecimento estadual, o HEL comemora conquistas que envolvem não apenas a ampliação de serviços, mas também a excelência na gestão pública da saúde.Com uma estrutura consolidada, o HEL hoje é reconhecido como um hospital de pequeno porte com atuação robusta em média e alta complexidade. A unidade oferece pronto-socorro adulto e obstétrico 24 horas, realiza partos, cirurgias eletivas e de urgência, e mantém leitos de internação clínica, cirúrgica e de UTI adulto.
Desde 2022, o hospital já realizou mais de 140 mil internações, 10 mil cirurgias, 3,5 mil partos, 93 mil atendimentos no pronto-socorro, 55 mil consultas ambulatoriais, além de mais de 107 mil exames de imagem e impressionantes 511 mil exames laboratoriais.“A cada indicador atingido reforçamos a certeza de que gestão eficiente e cuidado humanizado podem, e devem caminhar juntos. Foram mais de 140 mil internações e 10 mil cirurgias realizadas graças ao empenho de um time que nunca perdeu de vista o propósito de salvar vidas”, destaca o diretor-geral Francisco Amud.
A busca pela transparência e pela inovação também marcou esse período de gestão. O HEL foi a primeira unidade hospitalar pública de Goiás a adotar a plataforma Compras.gov, alinhando-se à nova Lei de Licitações e promovendo mais eficiência e controle nos processos de aquisição. Para a diretora administrativa do HEL, Ana Carolina Garcia, a iniciativa trouxe benefícios importantes para a rotina da instituição.
“Adotar o sistema federal trouxe rastreabilidade e economia, mas, sobretudo, reforçou nossa cultura de integridade”, afirma. Ela Ana carolina complementa “quando o paciente percebe processos claros, de aquisição de insumos à divulgação de resultados entende que o recurso público está sendo bem aplicado em seu cuidado. Essa confiança é parte essencial da nossa missão”, ressaltou.
Reconhecimento
O trabalho da equipe do HEL também foi reconhecido por importantes instituições. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás concedeu à unidade o Certificado de Reconhecimento por sua resposta efetiva a eventos de interesse à saúde pública. Além disso, o hospital foi agraciado, por três anos consecutivos, com o Ethical Journey Award, na categoria ‘Prêmio Destaque em Compliance’, um reconhecimento aos pilares da governança, ética e conformidade administrativa promovidos pelo Instituto Patris.
Em 2025, o HEL conquistou outra importante vitória: o deferimento do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), reforçando seu papel no cuidado de populações em situação de vulnerabilidade.Mais do que números, premiações e certificações, essa trajetória é marcada por um propósito firme: cuidar com qualidade, responsabilidade e respeito à vida. “Cada alta, cada parto, cada cirurgia bem-sucedida é resultado de equipes que engajaram, da recepção à UTI, em torno de padrões de excelência que já se refletem no dia a dia dos usuários do SUS”, conclui Francisco Amud.