Home / Saúde

SAÚDE

HEL realiza primeira cirurgia ortopédica

Procedimento de urgência foi para corrigir uma luxação acromioclavicular, perda de contato entre a articulação da clavícula com o acrômio

Imagem ilustrativa da imagem HEL realiza primeira cirurgia ortopédica

O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou a primeira cirurgia ortopédica da unidade de saúde. O procedimento de urgência foi para corrigir uma luxação acromioclavicular, perda de contato entre a articulação da clavícula com o acrômio, decorrente de um trauma. A cirurgia foi bem-sucedida, o paciente foi encaminhado para clínica cirúrgica, onde permaneceu por 24 horas e teve alta.

De acordo com coordenadora do ambulatório do HEL, Loiane Reis, as cirurgias ortopédicas ofertadas na unidade são para pacientes regulados, via Central de Regulação do Estado (CRE), que são eletivas, e de urgência, “No procedimento eletivo, o paciente realiza consultas pré cirúrgicas no ambulatório, onde é solicitado exames complementares e o risco cirúrgico. Após isso, é feito o recolhimento da documentação necessária e agendado o procedimento”, explicou.

Já nas cirurgias ortopédicas de urgência e emergência, o paciente recebe o primeiro atendimento no Pronto socorro, onde é avaliado e encaminhado para o centro cirúrgico.

Loiane revela que a realização de cirurgias ortopédicas no HEL é um avanço da resolubilidade dentro da especialidade. “Traumas e urgências são recorrentes nas proximidades do hospital. É importante ser um amparo para a população de Luziânia e região, prestando uma assistência à saúde de excelência e humanizada”, frisou.

O HEL iniciou a realização de cirurgias no fim do mês de fevereiro. A unidade tem capacidade para cirurgias de média complexidade nas áreas de ortopedia, urologia, gastroenterologia, proctologia, angiologia e cirurgia vascular e cirurgia geral. O Centro Cirúrgico da unidade conta três salas para procedimentos e sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) que comporta quatro paciente

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias